Quantcast
Channel: As aventuras da Mamãe Nádia e seus 3 meninos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 157

Diabetes, emagrecimento e saúde

$
0
0
Prometi não fazer mais resoluções de ano novo pois cansei de querer mudar na virada do ano e nunca conseguir. A principal resolução de todos os anos sempre foi cuidar da saúde, ser mais saudável, emagrecer.  E realmente essa resolução estava sendo alcançada com o passar dos anos, mas no fim de 2014 descobri que eu não posso mais me considerar uma pessoa saudável. Descobri que estou com diabetes, e aí tudo mudou.


Foi na semana do meu aniversário de 27 anos que tive essa notícia e foi um choque pra mim. Fiquei muito triste por saber que estava diagnosticada com uma doença grave e crônica que me acompanhará pro resto da vida a partir de agora. A médica me passou um remédio e disse que na próxima consulta faríamos novos exames e se não houvesse uma mudança drástica eu teria que começar a usar insulina. Depois de passado o susto inicial eu decidi que ia dar um jeito nisso. Me recusei a tomar o remédio sem antes tentar pela forma mais natural. E agora, um mês depois, estou muito orgulhosa da minha decisão. Foi um mês inteirinho de alimentação 100% restrita, sem açúcar e com carboidratos controlados e apenas integrais. Já na primeira semana minha glicose que estava 9.5 baixou para 7.5 (aqui no Canadá a numeração é diferente do Brasil, 9.5 é considerada diabetes bem alta). Na segunda semana comecei a fazer exercícios físicos diários, e então o progresso foi mais notável. Já no final da segunda semana eu estava com 5.6, número que tenho mantido até agora. Ainda não estou segura, pois nos dias em que como algum carboidrato a mais, a glicose aumenta no outro dia, vai pra 6.7, por aí. Então eu não posso vacilar com a alimentação pois meu corpo reage muito rápido. Mas pelo menos na consulta dessa semana terei alcançado os resultados drásticos que a médica queria e sem o uso dos remédios. 


Quem me conhece sabe que eu sou (ou era?) a pessoa mais viciada em doces que existe.  E não é nada fácil fazer essa mudança radical. As primeiras semanas foram muito ruins, eu estava mudando minha rotina, saindo da zona de conforto e isso incomoda pra caramba. Mas fui colocando na cabeça que não tinha jeito, agora eu precisava mudar. Já comi doces demais e agora estou assumindo as consequências disso. Não é hora de ficar com pena de mim mesma por ter que cuidar tudo o que eu como, é hora de consertar o que fiz, cuidar o corpo que tenho maltratado nos últimos anos.

Mas tem um lado muito bom em meio a tudo isso: estou emagrecendo! Tenho perdido 1kg por semana com os exercícios e a dieta restrita. E o sonho que eu cultivo há anos, de perder 10 kgs, está se realizando agora, sem eu nem ter me esforçado pra isso acontecer. Há 5 anos tento perder esses 10kgs que engordei no último ano da faculdade, quando eu tinha o Pedro com 1 aninho pra cuidar e passava as madrugadas em claro pra conseguir fazer minha monografia. Foram noites e noites sem dormir comendo quilos de chocolate pra conseguir me manter acordada. Foi o momento mais tenso da minha vida e eu descontei tudo nos doces. O chocolate era o meu calmante. Dos 62kgs que eu tinha chegado 2 meses após o parto do Pedro, eu fui pra 72 em apenas um ano. E depois disso não consegui emagrecer, e fui ganhando ainda mais peso! Logo fui pros 75kgs onde estacionei por uns 4 anos. Tenho tentado perder esse peso faz tempo, comecei com dieta e exercícios em 2013 e perdi 5kgs. Relaxei e recuperei os 5kgs rapidamente. No ano passado fiz o jejum dos sucos e perdi 4kgs em uma semana, e consegui manter o mesmo peso por uns 4 meses. Mas em setembro quando mudamos pra Toronto eu me descontrolei novamente. Estava ansiosa com a mudança e frustrada com o processo de validação do meu diploma aqui em Ontario, que até agora não chegou, o que me impede de poder trabalhar. Esse tempo todo em casa, nervosa, esperando, não me faz bem e lá vou eu descontar na comida! Dois meses após a chegada em Toronto eu já estava com meus 75kgs novamente! Que frustração!


No fim do ano tentei voltar pra linha, pedi ajuda pro Tiago, pra ele me motivar e até fizemos uma aposta pra me dar ânimo. Mas não consegui controlar a alimentação e voltar pros exercícios, estava um poço de preguiça e sem nenhuma energia. E foi então que descobri a diabetes. Somente com esse choque eu consegui a motivação que tanto precisava pra cuidar da minha saúde. Desde o natal já perdi 5kgs, mas ainda quero perder mais 8 e voltar pros 62kgs que eu estava após ganhar o Pedro. Tenho 1.69 de altura e esse peso é o ideal pra mim. 

Agora pela primeira vez em muito tempo eu estou determinada. Não encontrava motivação pra cuidar da minha aparência, preferia comer à vontade do que ficar de dieta, mas agora é questão de escolha: ou eu decido viver de dieta daqui pra frente, ou eu começo a injetar insulina na minha barriga todos os dias. Eu não sei vocês, mas eu ODEIO injeção e morro de medo de agulhas! Já não gosto de ter que ficar furando o dedo pra medir a glicose, e a idéia de ficar fazendo injeções todos os dias me arrepia. Então o quanto eu puder adiar isso, melhor. Vou continuar comendo certinho e fazendo meus exercícios pra controlar a diabetes, e com certeza vou continuar vendo meu peso baixando, como consequência. Tenho certeza que nesse ano vou conseguir perder os 10kgs que eu queria há tanto tempo.


Há males que vêm para bem, quem diria que uma doença me ajudaria a ficar mais saudável? Se a gente não aprende enquanto há tempo, aprendemos no susto. Eu estou bem empolgada com meus novos hábitos, minha nova alimentação e minha rotina de exercícios. Estou tendo um foco que nunca tive antes, e estou comprovando o quanto temos que batalhar pra colher resultados. As coisas não acontecem rapidamente, tudo o que colocamos na boca ao longo do dia, trará um resultado, e o número na balança e no medidor de glicose só diminui com muito esforço. Se eu falho o exercício por 1 dia os números já aumentam. Se eu como um pouquinho a mais do que deveria os números aumentam também. Cada dia é uma nova luta, um novo aprendizado. E sinto que vai ser assim por um longo período. Por isso decidi vir aqui compartilhar com vocês esse universo novo em minha vida. Não teria como não mencionar esse assunto aqui no blog. Então vou tentar vir falar pra vocês mais sobre minha alimentação, a diabetes e os exercícios. Espero poder ajudar, inspirar e trocar figurinhas com quem também tem diabetes ou quem quer emagrecer.

Sem querer acabei voltando pra essa velha resolução de ano novo. Mesmo forçado, agora 2015 terá de ser o ano saudável pra mim. Vamos acompanhar esse processo...




Beijos!






Viewing all articles
Browse latest Browse all 157