Quantcast
Channel: As aventuras da Mamãe Nádia e seus 3 meninos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 157

Seja mais organizado em 2015!

$
0
0

Chegamos na metade de janeiro e muitos estão correndo atrás de cumprir suas metas e resoluções de ano novo, e uma das metas que quase todo mundo tem é a de ser mais organizado. Você sempre pode melhorar no quesito organização, e ter uma vida mais organizada te trará mais tranquilidade, te ajudará a usufruir melhor o seu tempo e facilitará sua vida no dia-a-dia. Não tem por que você não querer ou não precisar ser um pouquinho mais organizado!

Eu gosto muito de falar sobre organização mas não pensem que sou uma pessoa super organizada! Eu falo sobre o assunto justamente porque preciso me organizar mais, é uma necessidade em minha vida. Compartilho com vocês o que tenho feito pra me organizar e dá certo, mas não são todos os aspectos da minha vida que estão organizados. Ainda tenho um longo caminho pela frente pra poder me considerar uma pessoa organizada. Estou aprendendo junto com vocês!

Já faz alguns anos que leio bastante sobre o assunto, procuro dicas na internet e acompanho blogs do assunto. Quanto mais eu leio sobre isso, ou vejo fotos de casas organizadas, mais eu tenho vontade de me organizar! É um estímulo! Por isso gosto de usar o blog para estimular vocês também, e para começarmos bem o ano resolvi compartilhar algumas dicas que me ajudaram e poderão te ajudar a se organizar mais. Confira:


1. Vá por partes!


Não pense que em um mês você conseguirá organizar todos os aspectos da sua vida e todos os cômodos da sua casa. Organização é um estilo de vida, você precisa estar sempre controlando, reorganizando, arrumando, reavaliando. O armário que você arruma hoje já estará bagunçado novamente na semana que vem se você não  fizer uma manutenção frequente. 

Aqui em casa eu preciso arrumar os closets todas as semanas! Eles não ficam arrumados no dia-a-dia, uma vez por semana eu preciso arrumá-los. Assim como os armários da cozinha eu preciso dar uma arrumadinha cada vez que eu for guardar a louça, pois se eu amontoar os potes de qualquer jeito logo ele estará todo bagunçado novamente! Cada vez que faço compras preciso arrumar as coisas direitinho no armário, preciso dar um jeitinho na geladeira, sacou? É algo que precisamos estar sempre controlando, fazendo uma manutenção.

Sonho de geladeira organizada!


A organização de aspectos importantes da sua vida, não só da casa, também precisa acontecer com calma, uma parte de cada vez. Vá por partes! Separe um tempo semanal pra organizar alguma coisa. Tire uma horinha no domingo pra elaborar um cardápio. Depois tire uma horinha na outra semana pra arrumar um armário, uma gaveta, e assim vá indo. Uma coisa de cada vez! Para chegar ao fim do ano podendo dizer que em 2015 você conseguiu ser mais organizado, você terá que fazer uma coisinha a cada semana, devagar e sempre!


2. Seja realista


Tenha em mente que você é uma pessoa desorganizada que tem um longo caminho a percorrer. Não queira virar organizado da noite pro dia. Não tente organizar uma rotina e controlar cada minuto do seu dia. 

Uma coisa que nunca funcionou pra mim é rotina. Então desisti de fazer isso! Se eu pegar minhas agendas dos anos anteriores, em todas elas, em todos os anos, tenho escrito lá como meta "organizar uma rotina", e aí tento elaborar um cronograma como "acordar às 5:30 e ir malhar", "café da manhã às 7 horas", "cuidar da pele todos os dias antes de dormir", etc. Isso nunca funcionou pra mim, então não tento fazer mais. Seja realista e pegue leve, se algo não funciona pra você então não tente forçar. Organização é um sistema que funcione, que seja prático, que facilite a vida das pessoas, então se algo parece ser ótimo mas não funciona na sua vida, procure um método melhor pra você.

Papelada da casa 100% organizada. Um sonho!



3. Elabore pequenas metas específicas


Isso sim é o que funciona de verdade: ao invés de se focar em "ser mais organizado", foque-se em pequenas tarefas bem específicas. Por exemplo, tente usar uma agenda e anote lá as tarefas que você quer cumprir todos os dias. Se esforce pra todos os dias usar a agenda até formar o hábito. Vá cumprindo uma tarefa de cada vez. Faça uma lista bem pequena de tarefas, seja realista! Não tente fazer 5 coisas ao chegar do trabalho, se foque em apenas uma, no máximo duas! Pois se você conseguir cumprir uma tarefa já é melhor que nada! E se você tiver uma lista de 7 coisas e fizer só 1, se sentirá frustrado pelo que não fez.

Eu não gosto de ter tarefas na casa todos os dias, eu me foco mais na semana. Eu estabeleço que nessa semana vou organizar os brinquedos dos meninos, e aí faço no dia que eu puder, sem muita cobrança. Você pode fazer uma lista de tarefas por semana, e aí em um mês você já terá organizado 4 partes da sua casa. É muito melhor do que não fazer nada!

Que sonho de gaveta!

Farmacinha 100% organizada!

Maquiagens organizadinhas!



4. Use o que você tem à disposição


Essa dica eu não vi em lugar nenhum, foi algo que aprendi sozinha e que me ajudou muito. Quando queremos organizar a casa, vemos tantas fotos lindas de cestinhas e caixinhas lindas e combinando e queremos fazer igual. Mas se você for comprar todas aquelas cestinhas você gastará um valor alto que talvez você não tinha planejado no seu orçamento, e aí? Se você for esperar comprar as cestinhas bonitinhas pra poder organizar um armário você poderá ficar meses com o armário bagunçado!

Desde que decidi me organizar eu comecei usando o que tenho em mãos. Uso as caixas que tenho, as cestas que tenho, uso caixas de papelão, etc. Até hoje não tem uma peça da minha casa que esteja organizada como eu gostaria, digna de fotos para o Pinterest, mas pelo menos tem coisas arrumadas e funcionando. Se eu for esperar ter 100 dólares sobrando na minha conta pra poder comprar várias cestinhas e caixinhas eu não vou organizar minha casa nunca! Porque nunca sobra dinheiro pra isso! Quem é que quer tirar 50 ou 100 dólares do salário pra comprar cestinhas?? Fala sério, é melhor  comprar um sapato, uma bolsa nova! Hehehe... Então use o que você tem no momento. Faça um sistema que funcione. Depois de alguns meses, se você viu que aquele modo funcionou, aí compre as cestinhas novas só pra aquele espaço.

Sonho de cestinhas! Haja dinheiro!!!

Mas lembre sempre que organização não é algo pra ser bonito, pra ficar igual às fotos de revista e dos blogs. É algo que funcione e facilite a sua vida. Você não precisa mostrar pra ninguém, mas precisa te fazer bem, te ajudar. Esse é o objetivo.



5. Use o tempo a seu favor


Não espere você ter tempo pra organizar a sua casa. Faça o tempo acontecer. Você é quem controla o que fará nas 24 horas dos seus dias, 7 dias por semana. Pare e pense se vale a pena tirar 1 hora da sua semana pra elaborar um cardápio, que facilitará sua vida durante toda a semana. Você gastará esse tempo de qualquer jeito, seja no facebook ou dormindo. Não use o tempo como desculpa, use ele a seu favor!

Eu tive que mudar o meu pensamento pras coisas se organizarem na minha vida. Ao invés de pensar "não acredito que vou perder a tarde de domingo limpando a casa, sendo que eu poderia estar descansando ou fazendo qualquer outra coisa", eu comecei a pensar "se eu tirar 2 horinhas desse domingo pra dar um jeito na casa, vou começar a semana muito melhor, vou me sentir feliz e realizada, e nem sentirei falta dessas duas horas, afinal iria disperdiçá-las assistindo algum filme ou navegando na internet". Entendeu como funciona? Não se faça de vítima, não dê desculpas, nunca diga que não tem tempo pra fazer as coisas. Pare e pense quanto tempo você leva pra fazer determinada tarefa, e pense se vai valer a pena ter aquela tarefa realizada ou se você prefere disperdiçar aquele tempo. 

Eu não penso mais que domingo é o dia de fazer faxina na minha casa, eu penso que quero separar 2 horinhas no final do meu domingo, após ter descansado e curtido a família, pra arrumar a minha casa, pois tenho consciência que o benefício disso vale muito mais do que aquelas 2 horas.

Você precisa passar uma pilha de roupas? Não pense que você perderá uma noite inteira fazendo isso. Pare e pense: em quanto tempo consigo passar essas roupas? Consigo fazer em 1 hora? Então vou dedicar 1 hora da minha noite pra fazer isso. A sala está bagunçada, em quanto tempo você acha que consegue arrumar tudo? 15 minutos? Então tire 15 minutinhos pra fazer isso. Use o tempo a seu favor na hora de cumprir suas tarefas!

Sonho de armário!

Sonho de closet!



6. Assuma responsabilidade com a sua vida


A pior atitude que uma pessoa pode ter é se fazer de vítima, ter pena de si mesmo e ficar dando desculpas. Você é responsável pela sua vida, se algo é importante pra você, vá e faça acontecer. Ninguém fará isso por você.

Se ter a casa limpa é importante pra você (acredito que seja para todo mundo), então não fique se martirizando, levante e limpe! Não culpe o marido que não te ajuda, as crianças que bagunçam, o cachorro, o gato, etc. Vá e faça. Faça por você, não pelos outros! É algo importante pra você, e precisa ser feito. Então faça.

Um problema que eu tinha com relação à limpeza da casa é que meu marido e meus filhos não valorizavam o meu esforço. O marido sabe muito bem ver quando a casa não está limpa, quando a pia está cheia de louças e quando tem uma pilha de roupas em cima da cama. Mas ele não nota e elogia meu esforço quando está tudo limpinho e em ordem. E eu usava isso como desculpa pra não fazer mais. Ficava desestimulada. Também me incomodava quando eu deixava a casa brilhando e via que em poucas horas meus filhos já bagunçavam tudo novamente. E isso parece um bom motivo pra não tentar manter minha casa em ordem até eles fazerem 18 anos. Mas fui percebendo que me fazer de vítima não levava à nada. Não me trazia benefício algum, pelo contrário, minha casa ficava cada vez mais bagunçada, e eu mais estressada. Foi aí que percebi o quanto isso me afeta. Se a casa está bagunçada EU me incomodo, EU fico estressada. Se eu limpo a casa eu me sinto realizada, orgulhosa, mesmo que ninguém note ou elogie. Eu me sinto bem. E isso deve ser o motivo pra eu fazer as coisas. Então mudei de atitude e comecei a fazer as coisas por mim, pra me agradar, não pra agradar a outros. Se algo é importante pra mim, eu vou fazer para me sentir realizada. Faça o mesmo também. É a sua casa, o seu ambiente, se você se sente bem em chegar em casa e encontrá-la arrumadinha e cheirosa, então faça isso acontecer. Assuma a responsabilidade. O chão sujo não irá se limpar sozinho. Alguém precisa limpá-lo, e se você é que tem que fazer isso, então faça. A vida não é feita só de coisas boas e prazerosas. A vida é feita de tarefinhas chatas que ninguém gosta de realizar, mas precisam ser realizadas.

Sonho em ter embrulhos pra presentes organizados assim!

Sonho de área de serviço!



Espero que essas dicas possam te ajudar assim como tem me ajudado nessa longa jornada.

Um 2015 mais organizado para todos nós!

Beijos!




Viewing all articles
Browse latest Browse all 157