Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 157

Simplicidade

Se tem uma coisa que sempre me preocupo em manter e jamais perder é a simplicidade. Essa palavrinha  tão gostosa de ouvir está se perdendo nos dias de hoje. Vivemos no mundo em que estamos sempre correndo atrás das novidades, os últimos lançamentos, os últimos upgrades, o mais atualizado. Nos cercamos de aparelhos e artefatos pra "facilitar" a nossa vida, mas acabamos nos tornando escravos disso, pois cada vez precisamos de mais dinheiro, pra comprar mais coisas. É um círculo vicioso sem sentido, e a simplicidade se perdeu no meio disso tudo.


Constantemente eu reflito sobre esse assunto em minha vida, e quando vejo que estou mergulhada nesse mundo atual, nesse círculo vicioso de fazer dinheiro pra ter mais coisas, eu fico muito chateada, e já procuro voltar à simplicidade. Parece que vou perdendo a minha identidade no meio dessa vida que não corresponde com os meus valores.

Poucas coisas me incomodam tanto quanto desperdiçar tempo com coisas que não valem a pena, acumular coisas que não estou usando, comprar coisas que não preciso e querer coisas que realmente não são importantes. Talvez por ter me mudado tanto eu já gosto de viver com poucas coisas, parece que estou sempre pensando na próxima mudança! Não gosto de ver os armários cheio de roupas que não usamos, odeio acumular coisas! Estou sempre desapegando e doando tudo o que não usamos mais. Na hora de encaixotar a gente percebe quanta tralha temos em casa sem a menor utilidade!

A mudança pro Canadá foi o maior exercício de desapego, isso que em cada mudança dentro do Brasil eu já me desfazia de muita coisa e procurava ficar só com o essencial, mas quando viemos pra cá trouxemos só 4 malas com o que realmente precisávamos. Pra mim isso foi uma faxina completa, uma renovação, um exercício pra ver o que é realmente essencial. Tínhamos muitos livros, e deixamos tudo no Brasil, trouxe só os livros de cabeceira que gosto de reler seguidamente. Me desfiz de uns 20 pares de sapatos e trouxe apenas 4. E ainda não entendi por quê raios eu tinha 20?!! Trouxemos apenas nossas melhores roupas, mas parece que os armários estão sempre lotados! Os brinquedos dos meninos ficaram todos para trás, mas agora aqui sempre vejo pilhas de brinquedos espalhados pela casa!

Estou constatando aos poucos o que eu já acreditava: menos é mais! Tanto pra nós adultos, quanto pras crianças. Assim como as crianças não precisam de muita tralha e brinquedos, nós também não precisamos de milhares de livros, roupas, artigos de cozinha, etc. E também é bom não se apegar demais a tudo isso. Eu prefiro investir em experiências, em lembranças, em situações que guardaremos na memória, não em coisas e objetos. E vou continuar fazendo isso, mantendo uma vida simples, uma casa com poucas coisas, mas investindo mais em passeios, viagens, momentos com os meninos.


 Quando paro pra pensar que estou trabalhando tanto, passo o dia inteiro fora de casa, longe dos meus filhos, pra poder comprar coisas pra eles e pra nós, noto que tem algo muito errado nisso! Estou completando 1 ano de trabalho neste meu emprego, e se for analisar quanto ganhei e onde foi aplicado o dinheiro, realmente não sei se valeu a pena tanto esforço! Foi 1 ano inteiro trabalhando das 8 às 5, sem férias e com pouquíssimos feriados. Um ano vendo meus filhos só à noite, por poucas horinhas até eles irem dormir, e podendo curtir a família só nos fins de semana, que passam voando. Estou analisando se vale a pena todo esse esforço pra ter dinheiro, e estou pensando seriamente em trabalhar apenas em meio turno, fazer bem menos dinheiro, mas ter mais tempo pras coisas que realmente importam.

E vocês? Também gostam de manter a simplicidade ou estão "carregando" tralhas desnecessárias em suas vidas? Estão tendo tempo pra aproveitar as pequenas coisas ou andam correndo demais atrás de dinheiro e não sobra tempo pra ser feliz? Não custa avaliar isso de vez em quando...






Viewing all articles
Browse latest Browse all 157