Continuando aquele assunto de "faxina de fim de ano", agora é uma boa hora pra você organizar os desenhos dos seus filhos! O ano letivo terminou aí no Brasil e agora é quando os filhotes trazem seus trabalhinhos para casa. Muitas escolas fazem os portfólios, já organizadinhos, mas provavelmente tem muitos outros trabalhinhos e desenhos dos seus filhos espalhados pela casa. Meus filhos vão trazendo alguns trabalhos e desenhos na mochila, todos os dias, e também fazem desenhos em casa. Depois de muito me estressar com a papelada espalhada pela casa eu decidi finalmente organizar um método "oficial" de arquivo dos desenhos dos meninos. Vim compartilhar com vocês e espero que vocês se inspirem se quiserem organizar os desenhos de seus filhos também.
Eu organizei os desenhos do Allan e do Pedro em agosto, antes de nos mudarmos pra Toronto. O ano letivo aqui no Canadá termina em Junho, por isso eu organizo essas coisas na metade do ano, e não agora no final. Fazia tempo que eu queria organizar os desenhos deles de uma maneira que eles pudessem olhar todos os dias, não queria deixar escondido em alguma caixa em cima do armário. Queria que eles folheassem seus desenhos também. E como sabia que iríamos nos mudar, eu já quis trazer tudo organizadinho para cá.
Passei no Dollarama e comprei vários fichários de $1.25 pra poder organizar várias coisas antes da mudança. Achei que fichário seria o melhor sistema pra organizar os desenhos dos meninos, assim eles poderiam ver a todos sem estragar. Quando eu guardava em pastinhas comuns de papel, em envelopes ou caixas, os meninos nem viam seus desenhos. Mas com o fichário agora eles podem ver seus desenhos com uma facilidade maior, e os plásticos também protegem para que as folhas não se estraguem.
Eu organizei os desenhos por data, coloquei os mais antigos na frente e depois fui colocando os mais atuais, assim podemos acompanhar melhor o progresso deles. Simplesmente fui colocando os desenhos nos plásticos, não usei divisórias nos fichários. Ficou como um álbum, eu amei o resultado e os meninos também. Agora deixo os desenhos deles bem visíveis na sala, eles podem ver seus álbuns a todo o momento. Isso valorizou os desenhos deles e também ajuda a trazer inspiração, pois sempre que o Pedro vê seus desenhos, fica com vontade de desenhar!
Confiram alguns desenhos do Allan:
Esses são de 2 anos atrás...
Também coloco nos fichários os cartões que eles fazem pra mim:
Esses são de um ano atrás:
Esses são desse ano:
Agora os desenhos do Pedro. Esses são do ano passado:
Todos esses em folhas rosa ele fez na escolinha e ia trazendo pra casa:
Esse desenho ele fez logo após irmos pescar pela primeira vez. Olha o detalhe das bóias no fio de pesca:
Ele é bem observador, e viu que o pai colocava duas bóias na ponta dos fios:
Detalhe do monstro, ele chorando, e o pai o salvando:
Outro monstro:
Um boneco de neve e ao lado ele pensando em comer uma maçã:
Pedro e mamãe no foguete, indo para a lua:
Aqui ele desenhou seu macaquinho:
Um anjo:
Ele triste, chorando:
A mãe com um presente:
Um cocô e duas mosquinhas voando em volta:
Ele feliz indo pra casa com a mamãe:
Entrevista de dia das mães da escola: "Minha mãe tem 300 anos", "sua cor preferida é rosa"(ele me conhece bem!) e "minha mãe é especial porque ela é bonita":
Meu filhote é apaixonado por mim!
Lembram desse cartão que mostrei acima, que o Allan fez para mim?
Então, o Pedro copiou, e como não sabe escrever ainda, escreveu o que sabia: o nome de duas coleguinhas:
Desenho mais complexo:
Foguete indo pro espaço:
Mais pescaria, olha de novo as bóias na linha de pesca:
Desenhos desse ano.
Nós indo pra casa, ele apaixonado pela mamãe:
Ele jogando basquete:
Uma bocona aberta:
Angry birds:
Dinossauro:
Caracol:
Outro foguete, com mais detalhes:
Dois ninjas lutando:
Como é bom guardar com carinho essa parte maravilhosa da infância dos nossos filhos!
Espero que vocês se inspirem e organizem os desenhos de seus filhos agora no fim do ano.
Beijos!