No dia 5 de setembro o Tiago e eu completamos 10 anos de casados, e foi exatamente no fim de semana em que estávamos fazendo a nossa mudança para Toronto, por isso não consegui fazer nenhum post aqui no blog. Essa é uma data muito importante das nossas vidas, e precisava ficar registrada aqui, antes tarde do que nunca, né?!
Passou muito rápido, mas ao mesmo tempo posso sentir que já é uma vida que construímos juntos. Mudamos, crescemos. Meu marido já não é mais um universitário nerd e sonhador. E claro que eu não sou mais aquela menina de 16 anos. Passamos da fase da adolescência para a fase adulta unidos, casados. Foi muito bom amadurecer e me tornar uma mulher com a ajuda do Tiago. Com a presença dele em minha vida me tornei uma pessoa muito melhor, cresci espiritualmente, emocionalmente e profissionalmente. E esse é o ponto que mais gosto em nosso casamento: o crescimento. Nós estamos sempre tentando elevar o outro, melhorar, progredir. Casamos muito cedo e achamos que isso poderia prejudicar nossa vida profissional. O Tiago a recém tinha entrado na faculdade e já precisava sustentar uma família! Eu nem tinha saído do ensino médio ainda! Tivemos que batalhar mais do que a maioria das pessoas da nossa idade, e hoje vemos que só ganhamos com tudo isso.
Deus tem cuidado muito bem de nós durante todo esse tempo. Nunca tive dúvidas de que Deus trouxe o Tiago para mim. Era cedo, mas eu sabia que ele era o homem da minha vida. Eu era uma adolescente maluquinha cheia de desilusões amorosas, e após algumas decepções com os meninos errados eu pedi pra Deus enviar o namorado certo pra mim. Orei por um tempo e pedi a ele um namorado cristão, que me ajudasse a ficar mais próxima dEle, que não me fizesse sofrer de amor, e que fosse "O" namorado, pra vida inteira. Porque eu já queria um compromisso sério, não queria que alguém entrasse na minha vida com tudo, pra sair depois. Quando o Tiago apareceu e Deus me mostrou que ele era o "the one", eu fiquei com o pé atrás e perguntei várias vezes "tem certeza que é esse mesmo, Senhor?", pois não foi paixão à primeira vista. Foi mais uma decisão racional. Analisei-o e comprovei que ele era tudo o que eu precisava. Ele era o pacote completo, e tínhamos muitas afinidades. Só a paixão que demorou pra chegar. Mas quando chegou, veio com tudo, e foi aí que o Allan apareceu na história! Erramos em apressar a história que Deus havia escrito para nós. Pulamos etapas importantes. Mas Deus não nos abandonou por isso. Ele nos acolheu ainda mais! Não pensem que foi fácil criar um filho na adolescência, pagamos o preço, e não recomendamos isso pra ninguém. Deus foi misericordioso, e se esse casamento deu certo, se somos essa família hoje, é porque Deus segurou todas as pontas para nós. E também porque nossa família se desdobrou para consertar o nosso erro. Sem todo esse apoio nada disso teria acontecido.
Acredito que são esses os ingredientes que formaram o nosso casamento: Deus, a nossa família, os amigos que nos apoiaram e cuidaram de nós, a busca pelo crescimento, o amor, é claro, e também a decisão racional. Nesse casal o Tiago sempre foi o cérebro, e eu, o coração. Mas com a influência dele fui me tornando mais racional, o que é muito importante para um casamento dar certo. As esposas não podem deixar as emoções tomarem conta do relacionamento, a base do amor não é a paixão e os sentimentos, e sim as decisões, a moral. Se você quer ter um casamento feliz, precisa tomar várias decisões ao longo da vida. Fui decidindo parar de tentar mudar o meu marido, e aceitá-lo exatamente como ele é. Decidi respeitá-lo. Decidi apoiar o seu crescimento, ajudá-lo a explorar seu potencial, colaborar para vê-lo realizado em todos os aspectos de sua vida. Decidi ser sua amiga, sua companheira, não sua dona e tampouco pedra de tropeço para ele não ir atrás do que quer. Com o passar dos anos fui tendo a certeza de que Deus capricha e Ele não errou em nenhum pedaço do homem que criou pra mim. O Tiago é a tampa da minha panela, até seus defeitos servem pra meu crescimento. Sinto como se Deus tivesse enviado, além de um companheiro pra vida, um professor, que me ensina a melhorar como pessoa, como cristã, como mãe, como filha, como esposa e profissional.
Nosso casamento não é perfeito. Temos muitos defeitos. São duas cabeças duras dividindo um território, e já brigamos muito ao longo desses anos. Ainda brigamos hoje, mas está cada vez melhor o convívio e o relacionamento. Já nos conhecemos bem, nos aceitamos, sabemos como lidar com as encrencas. Temos um casamento feliz. Longe da perfeição. Mas desfrutamos de um relacionamento muito bom. Somos amigos, de verdade. No Tiago encontro segurança. Ele me cuida, se preocupa comigo, quer sempre me ver bem, torce por mim e me trata bem todos os dias. Me dá carinho, respeito. E além disso a paixão continua. Pois é, aquela que demorou pra surgir no início, foi crescendo com o tempo e permanece até hoje. Quando olho pro meu marido, além de sentir orgulho e admiração, ainda vejo um homem que agrada muito os meus olhos, que eu acho lindo e estou sempre com vontade de abraçar e beijar!
Agradeço a Deus por ter construído a nossa história, agradeço a todos que fizeram parte dela também. Foram os melhores 10 anos da minha vida! E estou ansiosa pelos próximos... Agora é o momento de crescermos profissionalmente e adquirir aquela vida estável, vida "adulta" oficialmente, pois não somos mais novinhos como antes. Conforme nossos filhos vão crescendo podemos nos curtir ainda mais como casal, passar mais tempo a sós, nos divertir, viajar mais! Acho que os próximos 10 anos serão ainda melhores que os primeiros! Mas com o Tiago estou disposta a passar qualquer momento da minha vida, dos melhores até os piores, já passamos a juventude toda juntos, e vou estar feliz com ele até nas dificuldades da velhice!
Meu amor, eu te amo hoje muito mais do que te amava no dia em que casei contigo!
Obrigada por tudo o que fez e faz por mim! Você me faz a mulher mais feliz do mundo! Eu não poderia ter recebido presente melhor de Deus, do que um companheiro como você.
Nosso casamento...
A nossa lua de mel foi assim, com invasão no quarto do hotel!
Dedicando o nosso filho a Deus:
E Ele é a base da nossa família até hoje.
Éramos três...
E logo a família ficou completa!
A primeira foto que o Allan tirou de nós:
Alguns momentos juntos...
Esse amor só aumenta com o passar do tempo!
Versão atual, a minha versão preferida:
E que venham os próximos 10, 20, 60 anos ao seu lado, meu amor!