Hoje vim mostrar para vocês duas ferramentas muito importantes para a minha organização diária, que são o calendário e a pasta organizadora. Como vocês já sabem, minha agenda não é organizada por data, e sim por tópicos. Se você não conhece minha agenda ainda, clique no link abaixo:
Para organizar meus compromissos ao longo da semana e do mês, eu uso o calendário mensal de geladeira, e um calendário semanal na parede.
No início do ano comprei esse "calendário da mamãe" que é bem grande e perfeito pra anotar os compromissos:
A cada início de mês eu sento com o calendário e vou anotando os aniversários e os compromissos que teremos. Utilizo uns adesivos que vieram junto com o calendário, que marcam quando tem aniversários, consultas médicas, esportes, entrega de livros na biblioteca, etc. Colo os adesivos nos dias correspondentes, escrevo algumas observações e marco com caneta marca-texto: em laranja os compromissos do Pedro, em roxo os do Allan, rosa são os meus e azuis os do Tiago.
Com o passar do tempo vou anotando mais coisas nos calendários, no início do mês tem poucas coisas. Coloco na geladeira e vamos acompanhando os dias, vamos marcando um X nos dias que forem passando, e assim os meninos vão se situando melhor no tempo e espaço.
Ainda mais útil que o calendário mensal é o quadrinho com o calendário semanal. Antes eu usava esse quadrinho para anotar o cardápio da semana, mas agora estou usando esse método aqui para o cardápio. Coloquei, então, o quadrinho ao lado da porta para anotar os compromissos da semana que não podem ser esquecidos. Ficou em um lugar bem estratégico e sempre vejo todos os compromissos antes de sair de casa:
Como vocês podem ver, essas fotos estão atrasadas, mostram o calendário de outubro, mas é que faço os posts com antecedência, e já havia preparado essas fotos e o post no mês passado. Mas a cada semana vou apagando e anotando os novos compromissos. Também acho muito útil esse espaço de cortiça embaixo do quadro, onde vou pendurando com alfinetes a papelada de escola dos meninos, as coisas que preciso enviar pra escola durante a semana, e também a correspondência que vai chegando. Na foto tem apenas um post-it mas nessa semana o meu quadrinho está cheio de papéis pendurados!
Vejam como organizo a papelada: os meninos chegam da escola e já verifico nas mochilas se chegou algum recado da escola. Quase todos os dias tem papéis e mais papéis dentro da mochila. Já leio tudo e separo o que é importante, o que preciso assinar, e o que é inútil já vai pro lixo. Muitas vezes são propagandas pra comprar pizza e outras comidas na escola, e como mando comida de casa já descarto esse tipo de papel. As permissões de passeios e outros papéis que preciso assinar, penduro aí no quadrinho. Assim eu sempre verifico antes de sair de casa e já sei o dia que preciso enviar.
Os outros papéis eu organizo nessa pasta abaixo:
O Tiago tem uma pra ele, e eu tenho essa pra mim. Assim a casa não tem nada de papel espalhado. O Tiago se encarrega da correspondência e das contas. Ele tem várias outras pastas pra organizar as contas, os recibos, os documentos, etc. Essa pasta é só para os papéis do dia-a-dia mesmo, pra não ficar nada espalhado sem um lugar específico.
Na minha pasta a primeira aba é pra guardar a agenda e outra cadernetinha onde faço listas. Também coloco canetas nessa parte. Na segunda aba coloco as coisas urgentes que precisam ser resolvidas logo. Depois tem a aba das coisas de escola do Allan, onde vou colocando as provas dele, trabalhos, etc. Depois tem a aba da escola do Pedro, onde também coloco toda a papelada dele. Depois vem as minhas coisas da faculdade, onde está mais lotado ultimamente, já que estou fazendo o processo de validação do meu diploma em Ontario. Aí vou colocando todos os formulários e coisas desse tópico. Depois vem documentos, onde coloco cópias dos documentos que preciso pra levar em alguns lugares, de vez em quando. Já levo tudo nessa pasta pra não ficar amassando na bolsa. As últimas abas são referentes à nossa mudança antes de vir pra Toronto, onde coloquei uma sessão para os documentos da antiga escola do Allan, e os papéis pra transferência dele pra cá. Também tem a aba de exames médicos, pois estávamos fazendo exames nessa época para tirar nosso visto permanente aqui. Não estou mais usando essas sessões, e já vou tirá-las da pasta e colocar sessões novas conforme eu precisar. A última sessão é a "caixa de saída", onde coloco os papéis que precisam sair daqui pra ir para outras pastas, como os recibos, contas, documentos, etc. Deixo eles ali até colocar nos lugares corretos.
Os calendários e essa pasta me ajudam muito, eu nem sei a bagunça que seria a minha vida sem essas simples ferramentas. Foi tudo baratinho, mas o importante é ser funcional pra mim, não apenas bonito e legal. Talvez isso funcione pra mim e não pra você, tente pesquisar e testar o que for possível pra te ajudar a se organizar. Às vezes o bonito e caro é complicado demais e nem vai te ajudar tanto!
Organização é a elaboração de sistemas que facilitem a sua vida. O importante é a praticidade e a funcionalidade. Beleza fica por último.
O calendário de geladeira comprei no Walmart por $10 dólares. O quadrinho de parede foi no Bed, Bath & Beyond por $12. A pasta comprei no Dollarama por $2 dólares.
Já vou aproveitar e falar que a minha agenda nada mais é do que um caderninho pequeno e simples, que comprei por $4.95 na Staples. Não era uma agenda até eu transformá-la em uma. Usei divisórias adesivas que comprei no Walmart por uns $3 dólares e apenas fui separando as sessões. Não tem nada demais, mas funciona muito bem pra mim. Às vezes compramos agendas caras que ficam abandonadas porque não são funcionais e acabam não nos ajudando. Algumas pessoas tinham me perguntado onde comprei aquela agenda, e percebi que não tinha contado no post dela que é apenas um caderninho simples com as divisórias. Ah, e você pode até fazer as divisórias de papel, colando com uma fita! O importante é funcionar!
Espero que essas dicas possam te ajudar a se organizar! Encontre o que funciona pra você, e depois compartilhe comigo!