Quantcast
Channel: As aventuras da Mamãe Nádia e seus 3 meninos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 157

Dicas para praticar inglês antes de sair do Brasil

$
0
0

Na semana passada tive que fazer um teste de inglês como parte do processo de validação do meu diploma aqui em Ontario. Nesse teste eles medem em que nível você está na escuta, fala, leitura e escrita em inglês. Ao terminar, o resultado foi uma grande surpresa pra mim. Eu precisava de 7 mas tirei 9, que era a nota máxima! Fiquei muito feliz ao ouvir a professora dizendo que estou fluente na língua inglesa.  



Bom, antes de vir pra cá eu já considerava ter um inglês bom. Desde criança fui familiarizada à língua, e isso é mérito exclusivo DO MEU PAI! Acho que ele nunca imaginava que sua filha moraria no Canadá no futuro, mas de qualquer forma ele me preparou para isso desde muito cedo! Cresci ouvindo boas músicas em inglês, meu pai tinha uma coleção grande de discos de vinil, e meus preferidos eram os de trilha sonora de filmes. Também um dos passos mais importantes quanto à minha aprendizagem na língua inglesa foi quando meu pai decidiu que não era cedo demais para eu assistir filmes legendados. Quando aprendi a ler e escrever, perto dos 6 anos, ele disse "a partir de hoje você vai ver filmes legendados". Eu reclamei que as palavras passavam muito rápido e eu não conseguia acompanhar, e ele disse "ué, tu não sabe ler? Se vira". E essa foi uma das maiores lições do meu pai! 

Na escola as disciplinas em que eu tirava as melhores notas eram português e inglês. Nos vestibulares eu conseguia gabaritar o inglês, mas no final as notas dessa matéria não valiam pra nada! Quando casei com o Tiago e percebi que tínhamos o mesmo nível de inglês, os mesmos gostos musicais e de filmes, e ambos sem termos feito cursos do idioma, decidimos ir aprimorando juntos. Só ouvíamos músicas em inglês, cantávamos juntos, e passamos a assistir filmes e seriados com a legenda em inglês, ao invés de ser em português. Depois fomos assistindo sem nenhuma legenda. Quando decidimos vir pro Canadá eu estava confiante que já tinha um inglês básico, e isso nunca me assustou. 

Decidi compartilhar com vocês como eu aprendi inglês sem nunca ter feito cursos, e quem sabe isso irá animar vocês que querem vir pro Canadá. Confiram as dicas abaixo:



Músicas


Parece algo bobo, mas as músicas em inglês poderão te ajudar muito. Comece a ouvir músicas em inglês todos os dias, mas pesquise a letra do que você está ouvindo. Escolha uma música que você goste e pesquise a letra dela em inglês. Ouça a música enquanto acompanha a letra, pra ir identificando o som com a escrita. Isso te ajudará a aprender a pronunciar as palavras. Também veja a tradução da letra em português, pra ir associando as palavras. Depois comece a cantar junto, acompanhando a letra. Fiquei por uma semana focado em uma música. Faça esse exercício umas três vezes, e depois fique escutando a música a semana toda, tentando cantar junto. Em pouco tempo você terá memorizado a letra e terá acrescentado várias palavras novas ao seu vocabulário.


Filmes e seriados com legenda em inglês


Você precisa treinar o seu ouvido pro inglês, pois as pessoas falam muito rápido e você precisa acompanhar. A melhor maneira de ir treinando é assistindo filmes. Pois nos filmes você acompanha a conversa das pessoas de maneira natural, rápida, e vai ouvindo e traduzindo com a legenda. Em pouco tempo você irá gravar um número muito grande de palavras, e também vai aprendendo a gramática, a como formar as frases, etc.

Mas se você quer treinar o inglês mesmo, faça o seguinte exercício: escolha um filme ou uma série que você gosta, Friends, por exemplo. Assista um episódio com a legenda em português, pra você entender o que eles estão falando. Depois assista novamente aquele episódio mas sem legenda alguma. Você já sabe a história, já sabe o que eles estão falando, mas agora vai treinar o ouvido. Depois assista mais uma vez aquele episódio mas com a legenda em inglês, pra saber como se escreve as palavras que você estava ouvindo. 

Agora você tem a desculpa de passar horas assistindo seriados todos os dias. Nenhum episódio será em vão, você estará aprendendo inglês inconscientemente, vai por mim!


Ler reportagens e notícias



Procure algum site ou blog de assuntos da sua preferência e comece a ler um pouquinho de inglês todos os dias. Pode ser sites de notícias, sites de esportes, sites de fofocas das celebridades, sites sobre filmes, blogs de mães, blogs de moda, etc. O pouquinho que você ler todos os dias já irá te ajudar. Ler em inglês é muito importante pra aprender a escrever em inglês. É assim com a alfabetização de crianças, e o mesmo ocorre com quem aprende uma nova língua. Você só irá escrever bem se ler bem. Não existe outro caminho.


Treinar a escrita


Comece a treinar a escrita em inglês. Use sua agenda ou compre o caderninho e toda noite tente escrever uma frase pelo menos. Escreva um resumo de como foi o seu dia. Escreva qualquer coisa, que seja! Só não vale escrever no facebook se você ainda não está com um inglês bom, pois aí todo mundo vai ver que você escreve errado!


Ser bom em português


Se você não é bom em português, nunca será bom em inglês. Primeiro você precisa dominar a sua língua nativa antes de aprender uma nova. Não queira sair lendo e cantando em inglês se você não lê nem em português, e se você fala português todo errado! Primeiro certifique-se de estar bom na sua primeira língua. 


Cara de pau



Se você quiser falar inglês com os canadenses, use a sua cara de pau sem moderação. Nessas horas não dá pra ser tímido ou inseguro. Não fique pensando que seu inglês não é bom o suficiente.  Vista a sua cara de pau e saia falando com todo mundo que aparecer na sua frente. Essa é a única maneira de se comunicar e praticar. Tenha certeza  de que ninguém vai rir do seu inglês, ninguém vai rir do seu sotaque, ninguém vai rir por você vir de um outro país. O Canadá é feito de imigrantes, o Canadá respeita os imigrantes, o Canadá ama os imigrantes.

Só quem ri do nosso sotaque são os próprios brasileiros. Nunca vi povo mais sem respeito por nós, do que nós mesmos. Nós fazemos chacota quando algum ator brasileiro aparece em filmes americanos, com um inglês com sotaque. Lembro o quanto riam do Rodrigo Santoro ou Gisele Bundchen quando eles ingressaram na carreira internacional. Saiba que você tem 99.9% de chances de ter um sotaque pior que o deles. Porque todo brasileiro tem sotaque! Todo imigrante tem sotaque! Você falou a vida inteira uma língua, e não vai falar inglês como os nativos daqui, que nasceram falando inglês. Você precisa treinar diferentes músculos faciais para falar o inglês, são diferentes movimentos com a língua, e isso leva anos pra aprender. Não devíamos ter vergonha disso, os canadenses ou americanos não têm vergonha de nós. Ter sotaque mostra que você não é daqui, e por mais que você queira, não conseguirá esconder suas origens.

 Isso é um preconceito que os brasileiros tem, mas se você vier morar fora é bom mudar a sua cabeça. Saiba que nunca conseguirá ter um inglês puro como o dos canadenses. É melhor você aceitar a verdade e parar de rir dos outros, que estão se esforçando pra aprender. O importante aqui é saber se comunicar. Saber a língua.


Espero que vocês aproveitem minhas dicas e já venham preparados. Se você deixar pra aprender inglês só aqui,  sua vida será muito mais limitada. Vai demorar muito mais pra você ter as mesmas oportunidades e estilo de vida dos canadenses. E você vai ter que ficar incomodando outros brasileiros em tudo o que for fazer por aqui, até mesmo pedir sua comida num restaurante será difícil. Então comece desde já a se preparar!


Beijos!



Viewing all articles
Browse latest Browse all 157